Tempo em Setúbal

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Longa Noite sem Lua (John Steinbeck)



A Longa Noite sem Lua (John Steinbeck)


Escrito em 1942, aborda um tema universal que continua válido: a vitória inevitável da liberdade humana sobre a violência. O romance conta sobre o cotidiano dos habitantes de uma pequena cidade portuária ocupada por tropas invasoras na Segunda Guerra Mundial. Esse livro circulou bastante na época entre os participantes da Resistência e outros movimentos subterrâneos, em cópias mimeografadas. Os nazistas fuzilavam quem fosse flagrado com ele.

Fonte: Skoob

Peguei esse livro na mão esses dias, é breve e feito para ser usado no teatro, por isso constituído basicamente de descrições de cenário e diálogos, mas que guarda um sentido muito interessante acerca da resistência e da impetuosidade da perseverança humana nas mais adversas situações. Pode-se dizer que o livro é despretensioso, por não querer traçar um panorama épico ou mais abrangente sobre a Segunda Guerra Mundial, mas ainda assim um livro agradável e que consegue transmitir mais uma vez a visão dos "vencidos" ou "depossuidos" ou "menorizados" da História. Recomendo.
.
http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=5136
.




LIVRO - A LONGA NOITE SEM LUA - John Steinbeck
Este livro é uma das grandes obras da literatura mundial. Proclama a vitória inevitável da liberdade humana sobre a violência e foi por isso que abriu caminho até às fileiras da Resistência e de todos os movimentos subterrâneos na triste Europa ocupada, atal ponto que os n a z i s t a s faziam posse do mesmo, muitas vezes mimeografado e passado de mão em mão, motivo suficiente para fuzilamento sumário.
Editora Record
.
. 
John Steinbeck movie

.

Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL