O romance se compõe, na verdade, pela justaposição de três narrativas, que, embora entrelaçadas e brotando de um mesmo universo, podem ser degustadas separadamente. Em tela, aspectos fundamentais da existência negro-mestiça na Cidade da Bahia e seu Recôncavo. Uma existência quase sempre lúmpen, evoluindo entre o cais, a cachaça e o castelo, sob o signo e o axé dos orixás. Mundo do Mercado, da Rampa, do Pelourinho, da Feira de Água de Meninos, das Sete Portas e dos Quinze Mistérios. E mais uma vez encontramos Jorge Amado em seu papel favorito de cantor das putas e dos vagabundos, celebrando os prazeres da vida e os ritos sagrados da amizade. Por suas páginas, desfilam tipos como o cabo Martim, rei do baralho e da picardia, e Curió, incorrigível romântico; o sábio Jesuíno Galo Doido, que vira caboclo num terreiro-de-angola; a mãe-de-santo Doninha; a maternal e rigorosa cafetina Tibéria; o padre Gomes, neto de um obá de Xangô; ou o aluado Pé-de-Vento, com a sua fantasia de mandar vir da França um navio abarrotado de mulatas. E são focalizados temas que vão do sincretismo religioso à solidariedade popular - encontros e confrontos no tear em que se tece a trama diária da sobrevivência, em vista do mar azul e das noites que encalham com carregamentos de estrelas. Ver mais >>
.
Os pastores da noite
- Autor
- Jorge Amado
- Descrição
- O romance se compõe, na verdade, pela justaposição de três narrativas, que, embora entrelaçadas e brotando de um mesmo universo, podem ser degustadas separadamente. Em tela, aspectos fundamentais da existência negro-mestiça na Cidade da Bahia e seu Recôncavo. Uma existência quase sempre lúmpen, evoluindo entre o cais, a cachaça e o castelo, sob o signo e o axé dos orixás. Mundo do Mercado, da Rampa, do Pelourinho, da Feira de Água de Meninos, das Sete Portas e dos Quinze Mistérios. E mais uma vez encontramos Jorge Amado em seu papel favorito de cantor das putas e dos vagabundos, celebrando os prazeres da vida e os ritos sagrados da amizade. Por suas páginas, desfilam tipos como o cabo Martim, rei do baralho e da picardia, e Curió, incorrigível romântico; o sábio Jesuíno Galo Doido, que vira caboclo num terreiro-de-angola; a mãe-de-santo Doninha; a maternal e rigorosa cafetina Tibéria; o padre Gomes, neto de um obá de Xangô; ou o aluado Pé-de-Vento, com a sua fantasia de mandar vir da França um navio abarrotado de mulatas. E são focalizados temas que vão do sincretismo religioso à solidariedade popular - encontros e confrontos no tear em que se tece a trama diária da sobrevivência, em vista do mar azul e das noites que encalham com carregamentos de estrelas. Fonte: http://www.fundacaojorgeamado.com.br/jor...
- Editora
- Record
- Idioma
- Português
- Assunto
- Romance
- Ano de lançamento
- 1964
- .
- . . .
São cinco transcrições de famosos romances, na íntegra, que eu fiz para quadrinhos: 2 de Jorge Amado: Capitães da Areia (180pgs.)-Os Pastores da Noite (248pgs.), 1 de Erico Verissimo: As Aventuras de Tibicuera (230pgs.), 1 de George Orwell: A Revolução dos Bichos (198pgs.) e 1 de Machado de Assis: Dom Casmurro (280pgs.)...São quadros feitos de diversos tamanhos e técnicas, dos personagens e cenas de dois dos cinco Romances que eu transcrevi na íntegra para Quadrinhos, com as capas em policromia e os miolos em p&b, do famoso Escritor Jorge Amado: Capitães da Areia-1995 (180pgs.) e Os Pastores da Noite-1998 (248pgs.).
Jorge Amado -
Os Pastores da Noite (Em Quadrinhos Sem Corte)
Parte do projeto "Transcrever romances inteiros para quadrinhos", do artista Ruy Trindade. Publicado em: 1998 Editora: Egba Licenciador: N/A Categoria: Edição Especial Gênero: Romance Status: Edição única Número de páginas: 248 Formato: (19 x 27,5 cm) Preto e branco/Lombada quadrada Preço de capa: R$ 40,00Não há nenhum voto para essa edição. Você precisa estar logado para poder votar, editar esse número ou para colocá-lo na sua coleçãoCrédito da capa Desenho: Ruy Trindade - .
- Os pastores da noiteHistória: Jorge Amado Desenho: Ruy Trindade Galo Doido, Pé de Vento, Massu, Martim, Curió, Otália, Tibéria, Jesus, Marialva, Ipicilone... são alguns dos personagens: biriteiros, biscateiros e frequentadores do Pelô, que participam do livro em maravilhosas noitadas e aventuras etílicas. Tem culinária, romance, política, sincretismo... pelas ruas da nossa querida Bahia, contadas por Jorge Amado e desenhadas por Ruy Trindade em 248 pgs.
- .
- .
- .http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao.aspx?cod_tit=jo481100&esp=&cod_edc=76704 .
.
Pastores da N. Melhores Momentos 2
. .com Fernada Montenegro, Lázaro Ramos, Eduardo Moscovis, Matheus Naschtergaele, tonico Pereira e grande elenco.
Sem comentários:
Enviar um comentário