quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
FETICHE: O Calendário PIRELLI 2012 e suas belas musas
Aquela antiga paixão por antigos calendários de parede ao longo dos anos se tornou uma verdadeira forma de fetiche que atiça milhares de homens (e mulheres) ao longo dos tempos. Alguns viraram peças clássicas e objetos de arte. Saíram dos escritórios e borracharias e ganharam as galerias de arte e o status de um verdadeiro objeto de cobiça para poucos felizardos.
Das 25 fotos do Calendário Pirelli 2012, 18 são em preto & branco e 7 coloridas. E traz como protagonistas desta edição 12 belas mulheres: 9 modelos e 3 atrizes. Entre As modelos estão a brasileira Isabeli Fontana(que já apareceu no Calendário da Pirelli fotografada por Bruce Weber em 2005 e por Patrick Demarchelier em 2009) a russa Natasha Poly (presente no Calendário Pirelli de 2011 por Karl Lagerfeld), a holandesa Saskia de Brauw e Lara Stone(imortalizada em 2009 por Peter Beard e em 2011 por Karl Lagerfeld). Além da top Kate Moss (que apareceu no Calendário Pirelli de 1994 por Herb Ritts e em 2006 por Mert e Marcus). O elenco de atrizes tem como a mais famosa Mylla Jovovich, que já esteve presente no Calendário Pirelli de 1998 por Bruce Weber.
O mais famoso deles, o mundialmente conhecido e disputado Calendário Pirelli, foi lançado nossa terça (06/12) para a imprensa mundial, convidados Vips e colecionadores de todo o mundo. Esse ano batizado pelo fotógrafo de "Swoon", a apresentação do Calendário da Pirelli 2012 foi realizada no “The Armory”, um edifício militar datado do início do século XIX e que é agora um monumento histórico. Pela primeira vez o lançamento ocorreu em Nova York e trouxe um fotógrafo italiano, o badalado Mario Sorrenti, para produzir as fotos dessa edição do calendário que tem contribuído para sua história de ter se tornado um verdadeiro objeto de adoração.
Charlotte Cotton, curadora de Fotografias na V & A Sorrenti, apresentou para o público (imprensa na sua maioria italiana), chamando-o de "um de um punhado de imagens que visualmente define esta época" Ela comemorou seu "sentido excepcional de emoção real" capturada através de uma lente fotográfica.
Napolitano de nascimento, que adotou Nova York como sua moradia, Mario Sorrenti escolheu a Ilha da Córsega e sua paisagem agreste para refletir o 'desmaio', o “ecstasy” dessas imagens capturadas, como cenário ideal. "A intensa relação que se desenvolve entre o fotógrafo e sua musa é essencial para estabelecer um diálogo forte estético que leva à sublimação da beleza natural. Eu tenho trabalhado isso como tema das minhas fotos numa relação simples, íntima e real, o que me permitiu transferência de pureza imagens. Em "Swoon" eu coloquei os corpos em contato com a natureza, que os recebeu como uma extensão do seu corpo, em uma série de imagens onde rochas, solo e árvores, céu e mar tornam-se decorações." Explica Mario Sorrenti, artista conhecido por sua capacidade extraordinária em retratar o nu.
Mais conhecido por suas imagens de nu para revistas de moda como Vogue e Happers Bazaar, a exploração de Sorrenti pela beleza humana é uma das suas buscas ao longo da vida, e que o levou de sua cidade natal de Nápoles para o mundo da moda em Nova York, via Londres, quando ele era apenas adolescente. Com apenas 21 anos, recebeu muitos elogios quando criou a campanha para a Calvin Klein do perfume Obsession, com a modelo Kate Moss. Que em pouco tempo tornou-se confidente de Sorrenti, assim como outras modelos, como Milla Jovovich, que brincou dizendo que ela só ficaria nua na frente de Sorrenti. Eles se conhecem desde adolescentes quando começavam na indústria da moda.
“Eu sempre pensei em tirar a roupa como uma forma de aproximar o indivíduo e a pessoa, e de conseguir algo que fosse mais honesto e puro",
disse Mario Sorrenti
O calendário Pirelli tem sido um dos mais procurados por colecionadores de fotografias de nu desde a sua criação em 1964. A famosa empresa de pneus italiana teve essa idéia de fazer um calendário que apresentasse trabalhos dos mais influentes fotógrafos do mundo, tais como Norman Parkinson, Herb Ritts, Richard Avedon, Lindberg Pedro e Patrick Demarchelier, registrassem com suas lentes e talentos as maiores belezas de todos os tempos em forma de mulheres nos locais mais remotos em todo o globo. Sua exclusividade tem sido um dos grandes diferenciais do calendário da Pirelli, o calendário não é vendido em qualquer lugar, ele é enviado para a realeza, celebridades e VIPs redor do mundo.
Natasha Poly |
O resultado final dessas 25 imagens, inclui acabamento impecável de luxo. Cerca de 10 mil cópias do calendário foram impressas. Devido à sua natureza exclusiva, o calendário estará disponível apenas para VIPs da PIRELLI.
Assista o making of completo. Puro deleite!
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