Tempo em Setúbal

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Datação - Dendrocronologia


 

Voltar ao Início

Dendrocronologia

A Floresta 

Para fazer
A idade da igreja de Sodankylä´
.
Desloque a placa transparente ao longo da faixa dos anéis anuais até que o padrão na placa corresponda tão exactamente quanto possível ao de uma secção do padrão na faixa. As marcas na faixa indicam-nos o ano correspondente ao canto direito da placa. O ano equivale àquele em que a árvore foi derrubada e a igreja construída.
.
O padrão na placa transparente representa a largura dos anéis anuais de uma amostra de madeira retirada da velha igreja de madeira de Sodankylä. Por sua vez, o padrão na faixa representa a largura dos anéis anuais de uma árvore retirada, para fins comparativos, da Lapónia. A idade da árvore de referência foi, por seu turno, determinada através de métodos de datação cruzada e essa informação pode ser utilizada para determinar a idade da madeira usada na construção da igreja. A extremidade direita da placa indica o ano em que a árvore foi cortada, sendo este o mesmo da construção da igreja.
.
A velha igreja de madeira de Sodankylä, na Lapónia, é uma das construções na Finlândia cuja idade foi determinada a partir do estudo dos anéis de crescimento das árvores. O padrão de crescimento anual da madeira usada na sua construção foi comparado com o padrão de crescimento anual definido com base no material recolhido no parque natural de Karhunpesänkivi. Os ritmos de crescimento revelados por ambos os padrões são muito semelhantes, tanto de um ponto de vista visual como estatístico.
.
Calendário de madeira (Wood Calendar)
O estudo dos anéis anuais de crescimento das árvores, ou dendrocronologia é uma técnica baseada nos anéis anuais de crescimento das árvores, sendo utilizada tanto para fins de investigação como de datação.
.
A largura do anel produzido anualmente por uma árvore varia quase todos os anos. Estes anéis anuais funcionam como o registo preciso da natureza - um calendário de madeira. A medição e investigação da espessura e densidade dos anéis fornecem informação preciosa sobre as condições existentes durante o tempo de vida da árvore. Para além disso, comparando os dados recolhidos nos anéis anuais de diferentes árvores é possível determinar o ano em que uma determinada árvore nasceu e morreu.
.
Nas regiões nórdicas, a temperatura é o factor que afecta mais significativamente o crescimento de uma árvore. Durante um verão quente a árvore produz um anel de crescimento largo, enquanto durante um verão frio o anel produzido é estreito. Nestas regiões, é, sobretudo a secura do ano que faz variar a espessura do anel de crescimento de ano para ano. A dendrocronologia pode pois fornecer-nos informação sobre antigas mudanças no clima, tal como (graças a modelos matemáticos) nos permite prever futuras evoluções climáticas. Tais dados são especialmente úteis no estudo do pinheiro da casquinha (oupinheiro silvestre), que cresce a elevada altitude, no limite da floresta.
.
Datação cruzada (Cross-Dating)
A datação cruzada é a técnica mais importante utilizada em dendrocronologia. Tal técnica consiste em comparar a largura dos anéis anuais de diferentes árvores, bem como as diferenças na estrutura dos anéis. Deste modo é possível determinar com exactidão o ano em que cada anel se formou. Os dados referentes aos anéis anuais de árvores de idades diferentes podem ser assim combinados de modo a constituírem gradualmente longas séries cronológicas. Hoje em dia, graças a este tipo de calendários de anéis de crescimento das árvores, é possível determinar a idade de uma árvore até 2000 anos.
.
Fonte:
Jouko Meriläinen e Esko Järveläinen, Universidade de Joensuu
Ciências Agrónomas Savonlinna - SAIMA.
Figura: Combinação de amostras de anéis anuais através de datação cruzada para obter uma cronologia de longo prazo.
Fonte:
Instituto Finlandês de Investigação Florestal / Mauri Timonen.
Em busca de árvores antigas (Searching For Old Tree Trunks)
Troncos de árvores submersos em água ou em zonas profundas de terrenos turfosos onde não haja ar resistem sem apodrecer durante milhares de anos. Os investigadores procuram novas amostras de madeira justamente nestas zonas. Velhos troncos de pinheiro foram encontrados em lagos e charcos acima da actual linha de altitude limite da floresta na Lapónia. Podemos deduzir que, há muito, muito tempo, o clima era mais quente nessas zonas e o pinheiro da casquinha crescia muito mais a norte do que hoje.
Fonte:
Mauri Timonen, Instituto Finlandês de Investigação Florestal.
Um disco de madeira (A Wooden Disk)
As amostras utilizadas no estudo dos anéis de crescimento das árvores são obtidas extraindo um provete do tronco da árvore com uma broca ou serrando um disco no tronco. Os discos para amostra são alisados de modo a que os anéis de crescimento se tornem visíveis e discerníveis entre si. A largura dos anéis anuais é medida graças a um microscópio específico para o efeito. Os resultados são analisados através de métodos matemáticos e estatísticos. A análise dos anéis de crescimento das árvores revela que o disco de pinheiro aqui exposto cresceu entre 1431-1611.
Fonte:
Esko Järveläinen, Universidade de Joensunn, Ciências Agrónomas Savonlinna - SAIMA
Pinheiro da casquinha, com mais de 3000 anos...
..., retirado do fundo do lago de Ropijärvi na Lapónia finlandesa. A árvore mostra que nessa época um bom pinhal crescia numa zona onde hoje só se desenvolvem pequenas bétulas.
Fonte:
Mauri Timonen, Instituto Finlandês para a Investigação Florestal



Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL