Tempo em Setúbal

domingo, 2 de maio de 2010

Erich Maria REMARQUE - Tempo para Amar e Tempo para Morrer ,

.

Sábado, Junho 30, 2007


Tempo para Amar e Tempo para Morrer 
.
CAPÍTULO I
.
O cheiro da morte não era igual na Rússia e em África. Em África, sob o fogo cerrado dos Ingleses, os cadáveres fora das trincheiras também demoravam a ser sepultados; mas o sol trabalhava com rapidez. À noite o cheiro voltava com o vento, enjoativo, sufocante, pesado – os mortos, inchados pelos gases, erguiam-se semelhantes a fantasmas, à luz das estrelas, como se tentassem um último combate, silencioso e sem esperança, cada um isolado em si próprio. No dia seguinte, porém, começavam a encolher-se, a anichar-se contra a terra num cansaço infinito, como se nela tentassem penetrar, e se, mais tarde, podiam ser carregados, uns estavam leves e ressequidos e outros, encontrados semanas depois, pouco mais eram do que esqueletos que rangiam frouxamente dentro de uniformes tornados demasiado grandes para eles. Era uma «morte seca», em areia, sol e vento. Na Rússia era fétida e pegajosa.

Chovia há vários dias. A neve, que um mês atrás se acumulara abundante, principiara a derreter-se. A aldeia arrasada, que primeiro não parecia mais que um amontoado de telhados carbonizados, tinha surgido, noite após noite, silenciosamente, da neve a esfarelar-se. (…)

Erich Maria REMARQUE, Tempo para Amar e Tempo para Morrer , Lisboa: Publicações Europa-América, Sd (1954) (dois primeiros parágrafos) -por sugestão da IA >


.
. 
terrear

Alimentado da terra e do ar. Horizontalidade e verticalidade. Procura de saídas para as muitas asfixias. Esperança, apesar de tudo. Compaixão. Razão. Emoção. Procurando fazer do ofício docente o primeiro de todos os ofícios
.
.
_____

.

Tempo para amar e tempo para morrer

Título
Tempo para amar tempo para morrer
Autor(es)
Erich Maria Remarque ; trad. Isabel Nobrega
Publicação
Lisboa : Europa-América, 1961
Descrição Física
451 p. 21 cm.
Colecção
(Século XX)
Assunto(s)
Literatura estrangeira - Romance
Veja Também...
Remarque, Erich Maria Nobrega, Isabel

A guerra, as destruições, o desespero e também o amor e a esperança, constituem o pano de fundo no qual se recorta a acção deste romance. "Tempo para amar e tempo para morrer", através de batalha de África e do leste, conduz o leitor ao seio da Alemanha, aos dramas e perplexidades do povo alemão, às esperanças e angústias de um homem e de uma mulher que se amam. 
.
Quando a própria noite da sua união, Elisabeth pergunta a Ernest: O que é que para ti tem ainda importancia? ele responde: Que já não estamos mortos. E também, que ainda não estamos mortos. A vida que lhes oferece - para amar e para morrer - é um mero entreato, um intervalo de desesperada esperança.
.

RegistosTC

.
Os livros apresentados, fazem parte da minha biblioteca e o meu objectivo é disponibilizar a informação de maneira a haver troca de ideias e conhecimentos. Sobre os livros apresentados, espero contribuir para uma maior divulgação dos mesmos, assim como contribuir para um debate de cada tema.
.
_____

http://sp1.imgs.sapo.pt/0004/9c/07/a0/9c07a08c9faf704eb8e75d01421addb1.jpg
.
.





"A Time to Love and a Time to Die"
(1958 - 126m)

.

SINOPSE
Ernst Graeber, soldado alemão na frente russa em 1944, vive os horrores da guerra quando chega a tão esperada licença. De volta à Alemanha, descobre que a sua casa foi bombardeada e não sabe do paradeiro dos pais começando de imediato a procurá-los. Na sua busca, conhece a bela Elizabeth Kruse, filha do médico da sua família, que também procura pelo pai. Juntos, tentarão sobreviver e manter a sanidade mental num mundo cheio de ódio.

.
Interpretação: John Gavin, Lilo Pulver, Jock Mahoney, Don DeFore, Keenan Wynn
Realização: Douglas Sirk
Argumento: Orin Jannings segundo um romance de Erich Maria Remarque
Produção: Robert Arthur
Fotografia: Russell Metty
Música: Miklós Rózsa
Tradução: Storyline Audiovisuais Lda.

REALIZADOR
Douglas Sirk

INTÉRPRETES
John Gavin, Liselotte Pulver, Jock Mahoney, Don DeFore, Keenan Wynn, Erich Maria Remarque, Dieter Borsche, Barbara Rütting, Thayer David, Charles Régnier, Dorothea Wieck, Kurt Meisel, Agnes Windeck, Clancy Cooper, John Van Dreelen, Klaus Kinski, Alice Treff, Alexander Engel, Jim Hutton, Bengt Lindström, Wolf Harnisch, Karl Ludwig Lindt, Lisa Helwig. 

.
http://www.dvdpt.com/t/tempo_para_amar_e_tempo_para_morrer.php
.
.
http://i.s8.com.br/images/books/cover/img5/80885.jpg
 

.

Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL