Tempo em Setúbal

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Por quem os sinos dobram - Ernest Hemingway






.Por Quem os Sinos Dobram – Wikipédia, a enciclopédia livre


pt.wikipedia.org/wiki/Por_Quem_os_Sinos_Dobram - Em cache
Por Quem os Sinos Dobram (em inglês: For Whom the Bell Tolls) é um romance de 1940 do escritor norte-americano Ernest Hemingway. O livro narra a história de ...



Por Quem os Sinos Dobram


“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.
                                                                                                               John Donne
                                                                                           
                   
Certamente que o massacre ocorrido nesta quinta-feira em uma escola do bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em que um homem (suposto ex-aluno dessa escola) matou pelo menos 12 pessoas deixou a todos nós perplexos, revoltados com uma tragédia desse quilate.
              .
Casos dessa natureza já ocorreram pelo mundo inteiro. Lembro da escola de Beslan, Rússia, atacada por terroristas chechenos, da universidade da Virgínia, do colégio de Dumblane no Reino Unido, de Columbine EUA, entre outros.
             .
 Que os especuladores, os abutres de plantão respeitem a dor das famílias, respeitem o sentimento de medo e tristeza de cada criança e de cada trabalhador /a daquela escola e não façam avaliações baseadas em achismos, em conexões estapafúrdias.
           .
 Que as famílias dessas crianças, nesse momento de extremo desespero, encontrem conforto no carinho, na solidariedade e nas preces de todos os brasileiros e brasileiras.   
           .
Aos que ficam o cuidado e assistência necessária para recompor as vidas, a confiança em retornar a escola assim que possível.
          .
Os sinos também dobram por nós que nos desumanizamos, que banalizamos a barbárie.
         Os sinos dobram por todas as vítimas de violência, nesse país.


Por Quem os Sinos Dobram (em inglês: For Whom the Bell Tolls) é um romance de 1940 do escritor americano Ernest Hemingway.

O livro narra a história de Robert Jordan, um jovem norte-americano das Brigadas Internacionais. Professor de Espanhol que se tornou conhecedor do uso de explosivos, Jordan recebe a missão de explodir uma ponte por ocasião de um ataque simultâneo à cidade de Segóvia.
.
Hemingway usa como referência sua experiência pessoal como participante voluntário da Guerra Civil Espanhola ao lado dos republicanos e faz uma análise ácida, com críticas à atuação extremamente violenta das tropas de ambos os lados: a direita auxiliadas pelo governo fascista italiano e nazista alemão e a esquerda pelas brigadas internacionais e União Soviética. Critica também a burocratização e o panorama de privilégios rapidamente instaurado no lado da República..
Acima de tudo o livro trata, no entanto, da condição humana. O título é referência a um poema, e invoca o absurdo da guerra, mormente a guerra civil, travada entre irmãos. "Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade".Em várias passagens do texto os personagens estranham e se estranham desempenhando os papéis bizarros que se viram forçados a assumir durante a guerra, e fraquejam ao ver nos inimigos seres humanos que poderiam estar de qualquer dos lados da guerra.
.
Em 1943 um filme homônimo foi feito, tendo nos papéis principais os astros da época, Gary Cooper e Ingrid Bergman, com uma cena famosa na qual o casal usa um mesmo saco de dormir. http://pt.wikipedia.org/wiki/ Por Quem os Sinos Dobram
EDNA LOPES  Enviado por EDNA LOPES em 07/04/2011
.
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2895311.
,
 
.

Carregado por  em 28 de Dez de 2007
Gary Cooper and Ingrid Bergman in film based upon Ernest Hemingway's novel.
.
.
Carregado por  em 17 de Out de 2010
1943 「誰が為に鐘は鳴る」
.
.


.
.
Carregado por  em 17 de Out de 2010
1943 「誰が為に鐘は鳴る」
.


.


POR QUEM OS SINOS DOBRAM
"For Whom the Bell Tolls" (1943 - 159m)

SINOPSE
.
Baseado no controverso best-seller de Ernest Hemingway, galardoado com o Prémio Pulitzer e Nobel da Literatura, "Por Quem os Sinos Dobram" sagrou-se como retumbante sucesso do grande ecrã onde estrelaramGary Cooper e Ingrid Bergman. A história gira em torno de Robert Jordan (Gary Cooper), um americano perito em dinamite que coloca a sua empresa ao serviço do movimento antifascista durante a Guerra Civil de Espanhola. Consigo está um grupo de guerrilheiros que inclui Pilar (Katina Paxinou* numa performance que lhe valeu o Óscar® de Melhor Atriz Secundária), uma mulher com extraordinária força de vontade, o perigoso Pablo (Akim Tamiroff) e a bela e inocente Maria (Ingrid Bergman)..
Com o aproximar do perigo, intensifica-se a relação entre Robert e Maria, acabando por se tornar numa das mais inesquecíveis histórias de amor do cinema. Uma paixão que cresce com a aproximação da hora do julgamento - e a que é provável que nenhum deles sobreviva. Um clássico imperdível numa edição restaurada que inclui cenas inéditas desde a estreia americana em 1943..
* 1944, Vencedora do Óscar® de Melhor Atriz Secundária em Por Quem os Sinos Dobram 




Realizador
. Sam WoodIntérpretes
. Gary Cooper
. Ingrid Bergman
. Akim Tamiroff
. Arturo de Córdova
. Vladimir Sokoloff
. Mikhail Rasumny
. Fortunio Bonanova
. Eric Feldary
. Victor Varconi
. Katina Paxinou
. Joseph Calleia
. Lilo Yarson
http://www.dvdpt.com/p/por_quem_os_sinos_dobram.php
..

Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL