Tempo em Setúbal

sábado, 26 de março de 2011

A chegada da Primavera - Alice Vieira


2011-03-25

Tenho a casa cheia de lírios. Acontece que os lírios e eu nunca fomos amigos íntimos. Para mim, lírios eram apenas aquela flor que costumava entrar sempre nas histórias do Zé Gomes Ferreira, à mesa do Monte Carlo (que então nem sonhava que um dia viria a chamar-se Zara).
.
Na sua juventude, o Zé Gomes Ferreira tinha publicado uma colectânea de bucólicos poemas, a que chamara "Lírios do monte". Anos mais tarde, num passeio ao campo com um amigo, umas flores chamaram-lhe a atenção: "que bonitas! Que flores serão aquelas?" E o amigo respondeu: "então, são os lírios do monte de que tu falaste tanto no teu livro..."
.
O Zé Gomes contava isto muitas vezes, e ria muito, e nós ríamos com ele, e ele dizia-me, a mim, jovem a tentar entrar naquele mundo privilegiado, "nunca escrevas sobre aquilo que não conheces! Lembra-te sempre da vergonha dos meus lírios...".
.
Foi lição que nunca esqueci.
.
Mas voltando aos lírios.
.
Sempre me pareceram flores tristes, daquelas que se mandam para aos funerais, tombando ao peso das faixas de "saudade eterna".
.
Por isso quando há dias cheguei a casa e encontrei à minha porta um ramo gigantesco de lírios - os meus vizinhos são gente honesta, nunca me roubam as flores que tantas vezes se estendem pelo patamar à minha espera...- até me senti mal.
.
Mas as palavras do amigo que as mandara reconciliaram-me com elas. Garantia ele - que sabe tudo sobre flores, e tem o dom de adivinhar quando eu preciso delas mais que de remédios - que os lírios são as flores da Primavera.
.
E rematava:
.
"És como o Zé Gomes. Não percebes nada de lírios"
.
E ali fiquei, parada no patamar, os lírios aos meus pés, chaves na mão e a tentar atinar com a fechadura, e a rir como há muito tempo não ria - e o meu riso a misturar-se com o riso do Zé Gomes, de repente tão vivo, e com o riso do Carlos, e com o riso do Mário, e com o riso do Abelaira, e com o riso de todos nós à mesa do Monte Carlo.
.
Todos, de repente, tão vivos.
.
E foi assim que a Primavera entrou, finalmente, em minha casa.

Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL