Tempo em Setúbal

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Livro das Horas RAINER MARIA RILKE


.

O Livro das Horas

  • RAINER MARIA RILKE
  • Edição em Português
  • .
  • .
  • O Livro de Horas, talvez a mais pura elevação religiosa que jamais um poeta concebeu em nossos dias.
    Encontros (1937), Stefan Zweig
    .

    Gos­tava muito de ler tudo de Rilke an­tes que che­gue o tempo em que tal­vez não possa mais pe­gar num li­vro. Esta noite so­nhei que ti­nha de ter a mala pronta. Foi uma noite ener­vante… Mas com cer­teza que sem­pre há-de so­brar al­gum lu­gar num can­ti­nho para a Bí­blia. E já agora para O Li­vro de Ho­ras e Car­tas a um Jo­vem Po­eta do Rilke.
    .
    On­tem à tarde es­tive hora e meia à es­pera do Wer­ner, num cor­re­dor es­treito a abar­ro­tar de gente. Es­tava en­cos­tada à pa­rede, sen­tada num ban­qui­nho, e as nu­me­ro­sas pes­soas pas­sa­vam em cima de mim, so­bre mim e ao meu lado. E eu es­tava para ali sen­tada com o Rilke ao colo e ia lendo. E lia mesmo, con­cen­trada e apli­cada. E achei nele uma coisa que me po­dia ser­vir para mui­tos dias.
    Diário 1941-1943, Etty Hillesum
    .

    E de que assuntos havemos de falar quando nos encontramos em alguns metros quadrados de charneca cercada na província mais pobre da Holanda, cheios de preocupações e responsabilidades? De Rainer Maria Rilke, claro! O seu Livro de Horas, que trago sempre comigo na minha mala, surgiu de repente em cima da mesa de madeira.
    Cartas 1941-1943, Etty Hillesum
    .
    .

Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL