Tempo em Setúbal

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O século XX condensado por Martin Gilbert

pedro cunha
.
Segunda-Feira 13/12/2010 

Escolhas 10 livros para este Natal


Escolher é sempre complicado. Para lhe dar uma ajuda, esta semana o P2 faz-lhe, todos os dias, dez sugestões de presentes culturais. Isabel Coutinho seleccionou romances que receberam prémios ou títulos de autores que não publicavam há muitos anos, biografias que nos mostram o outro lado de políticos e escritores, um livro de História e a nova obra do Nobel da Literatura 2010. Todos editados em Portugal durante este ano
.

2. O século XX condensado por Gilbert
.

O historiador britânico Martin Gilbert diz na introdução deste livro que "alguns dos maiores feitos da humanidade tiveram lugar no século XX, e alguns dos seus piores excessos também. Foi um século de progressos na qualidade de vida de milhões de pessoas, mas também um século de declínio em muitas regiões do globo". Neste livro percebemos melhor a Revolução Russa de 1917, a ascensão de Hitler ao poder, o reinado e a morte de Estaline ou Mao Tse-tung, a largada das bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasáqui, o assassínio do Presidente Kennedy, a Guerra do Vietname e a ida do homem à Lua. Os capítulos estão divididos por décadas e terminam em 1999. É um livro de consulta, que condensa os três volumes dedicados ao século XX que o historiador publicou no final dos anos 90, escrito pelo biógrafo oficial de Winston Churchil, mais conhecido pela obra Churchill: Uma Vida.

História do Século XX
Martin Gilbert

.
História do Século XX
Gilbert, Martin
.
Os eventos do século mais horrível e surpreendente que o mundo jamais experimentou - extremo na miséria humana e nas realizações humanas - contextualizados à escala global. «O autor mais prodigioso do nosso tempo.» (Paul Johnson, 'Sunday Times') «Um feito enorme, uma síntese prodigiosa que demonstra sentido de proporção, sustentado por uma extraordinária autodisciplina e capacidade para escolher, resumir e processar uma montanha de material desordenado... Um livro de referência notável e inestimável.» (Philip Ziegler, 'Daily Telegraph')

.
Torre de Babel, mestre desconhecido, seculo XVI, Pinacoteca Nazionale, Siena
.

Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL