Tempo em Setúbal

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

1812 - Abertura ( Tchaikovsky )


.
RupertJones | 31 de Janeiro de 2008 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 15 utilizadores que não gostaram deste vídeo
Tchaikovsky's famous 1812 Overture performed by the Hallé Orchestra, conducted by Mark Elder at the Royal Albert Hall during the Nations Favourite Prom 2004 ... 
.
RupertJones | 31 de Janeiro de 2008 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 24 utilizadores que não gostaram deste vídeo
Concluding part too Tchaikovsky's famous 1812 Overture performed by the Hallé Orchestra, conducted by Mark Elder at the Royal Albert Hall during the Nations Favourite Prom 2004

.
*****
.

Tchaikovsky "1812 Overture" with 105mm Cannons 20101017

.
.
.
xizhi303 | 17 de Outubro de 2010 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
Composed by Peter Ilyich Tchaikovsky.
Played by Eastern Army Band, 1st Division Band, 12th Brigade Band and 1st Artillery Unit, Japan Ground Self-Defense Force.
Conducted by Major SHIGA Tōru, the commander of the Eastern Army Band.
On October 17, 2010 at JGSDF Asaka Training Area, Saitama, Japan.

ピョートル・イリイチ・チャイコフスキー『大序曲 1812年』
演奏: 陸上自衛隊 東部方面音楽隊,第1音楽隊,第12音楽隊, 第1特科隊
指揮: 東部方面音楽隊長 志賀亨 3等陸佐
自衛隊 中央観閲式 総合予行
陸上自衛隊朝霞訓練場
.
.

Abertura 1812

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
.
Execução da Abertura 1812, acompanhada por canhões em 2005 no Clássicos Espetaculares, no Rod Laver Arena
.
A Abertura Solene Para o Ano de 1812 é uma obra orquestral de Pyotr Ilyich Tchaikovsky comemorando o fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812 e a subsequente devastação da Grande Armada de Napoleão. A obra é mais conhecida pela sua sequência de tiros de canhão que é, em alguns concertos ao ar livre, executada com canhões verdadeiros.

Índice


História

A Abertura 1812 Overture foi composta para a abertura da Exposição Universal das Artes, realizada em Moscou em 1882. Foi comissionada a Tchaikovsky pelo diretor dos Concertos da Sociedade Imperial Russa, Nicolas Rubinstein.
.
A abertura da exposição coincidiu com a consagração da nova catedral, erigida para comemorar o fracasso da invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia, em 1812.
.
Napoleão era um general temido e o exército francês era considerado imbatível. Em 1812, a França venceu a primeira batalha, a Batalha de Borodin. Mas os franceses foram derrotados pelo frio rigoroso do inverno russo, que, associado a uma epidemia de tifo, fez com que Napoleão ordenasse uma retirada desordenada e catastrófica. O exército de 600.000 homens foi reduzido a 40.000. Os russos consideraram que houvera ‘intervenção divina' a favor da Rússia.
.
Embora não gostasse desse tipo de encomenda, Tchaikovsky a aceitou e começou a trabalhar em uma obra que celebrasse simultaneamente os 70 anos da vitória russa sobre Napoleão e o aniversário da coroação do Czar.
.
Nesse estágio de sua vida, ele era apoiado por Nadeshda von Meck, uma senhora milonária que lhe encomendara algumas músicas em 1876. A senhora von Meck foi um grande apoio para ele, estabelecendo-lhe uma renda anual que permitiu certa tranquilidade no dia a dia, com liberdade de escolha de composições. Ela estabaleceu a condição de que jamais deveriam se encontrar.
.
No entanto, eles se correspondiam frequentemente, até 1890, quando um mal entendido levou a um rompimento dessa relação.

Características

Entre outras peças do autor, como a Marcha Eslava, esta é uma obra de caráter fortemente nacionalista, composta no ano de 1880, para a comemoração da vitória russa sobre as tropas Napoleônicas.
.
A composição se baseia num antagonismo entre a inicial vitória francesa e a posterior revanche russa. A França é musicalmente representada pelo tema de La Marseillaise, hino da Revolução Francesa. A posterior vitória russa no mês seguinte, é representada por um diminueto do hino czarista Deus Salve o Czar e é seguido pelo sonoro e clássico troar de canhões. Assim, encerra-se a contraposição entre as duas vitórias - de início, a francesa, representada pela La Marseillaise, e no final, pelo triunfo russo, retratado pelo hino czarista.
.
A obra contrapõe o hino da Rússia e o hino da França, com fragmentos do folclore russos temas religiosos. A Abertura 1812 começa com um coro inspirado no hino ‘Deus ajude vosso povo’, da igreja ortodoxa russa.
.
Após a Revolução do sovietes e a consequente extinção do hino czarista, a obra sofreu modificações, sendo o tema original substituído pelo coro final da ópera Ivan Susanin, de Mikhail Glinka, cujo nome original é "A Vida pelo Tzar", modificação também realizada por ordem do regime soviético.
.
Em sua forma completa, a peça é executada por coro, orquestra sinfônica e banda militar com o auxílio de peças de artilharia e carrilhão. Em execuções em salas fechadas, costuma-se substituir os canhões por tímpanos (tambores), a fim de se obter um efeito semelhante ao do disparo das peças.
.
A Abertura 1812 é fonte de inspiração para releituras, como no caso de Igor Buketoff, que na segunda metáde da década de 60 (1965-70), fez diversas modificações, tanto no coro inicial, quanto outras alterações instrumentais. Ela é tributada na canção "2112 da Rússia".
.

Instrumentação

.

A Abertura 1812 foi escrita para ser interpretada por uma orquestra composta por:
.






Instrumentos de Sopro
.
1 Flautim
2 Flautas
2 Oboés
1 Corne inglês
2 Clarinetas em Si bemol
2 Fagotes
4 Trompas em Fá
2 Cornetas em Si bemol
2 Trompetes em Mi bemol
3 Trombones
1 Tuba .
Instrumentos de Percussão
.
1 Jogo de Timbales
1 Bumbo
1 Caixa clara
1 Jogo de Pratos
1 Pandeiro
1 Triângulo
1 Carrilhão (que pode ser substituído por um jogo de campanas tubulares)
1 Canhão de artilharia (ou vários, por motivos de sincronização. Gravações de disparos de artilharia ou instrumentos de percussão são comumente utilizados como alternativa)
Instrumentos de Corda
Violinos I, II
Violas
Violoncelos
Contrabaixos
Canhões
Para o concerto da estréia, previa-se execução na praça em frente ao Kremlin, com orquestra, banda de metais, coro e canhões que deveriam disparar 16 tiros, acionados pelo regente, além dos sinos das torres do Kremlin, e os da nova catedral do Cristo Salvador.
.

Possibilidade de plágio

.

Em sua estrutura, a "abertura 1812" é muito assemelhada à Marcha Solene Brasileira para Orquestra e Banda Militar com Canhão, composição do norte-americano Louis Moreau Gottschalk, de 1869, que já se utilizava das mesmas estruturas que Tchaikovsky aproveitaria. Gottschalk, falecido no Rio de Janeiro no mesmo ano de lançamento de sua composição, não pôde reclamar uma possível acusação de plágio de sua obra, já que Tchaikovsky só lançaria a sua versão 11 anos depois.
.
Entretanto, Giuseppe Sarti já havia utilizado canhões no Te Deum que escreveu em 1789 para o Príncipe Grigori Alexandrovich Potyomkin (Prínicpe Potemkin) .
.

.

Sem comentários:

Ilusionismo Quadrilátero

ILUSIONISMO
.

* Victor Nogueira .
.
Ele há um tempo p’ra tudo na vida
Cantando hora, minuto, segundo;
Por isso sempre existe uma saída
Enquanto nós estivermos neste mundo.
.
Há um tempo para não fenecer
Há mar, sol, luar e aves com astros
Há uma hora p'ra amar ou morrer
E tempo para não se ficar de rastos.
.
P'ra isso e' preciso sabedoria
Em busca dum bom momento, oportuno,
Com ar, bom vinho, pão e cantoria,
Sem se confundir a nuvem com Juno.
.
1991.08.11 - SETUBAL